KYUNGSOOBRASIL.com / Fanbase brasileira dedicada a Doh Kyungsoo

Antes de tudo, baixe o Photoshop (pode ser qualquer versão, não muda muita coisa, embora eu use a CC, que é a mais atual), e o arquivo de fontes (aqui) e instale tudo. Caso você não saiba, pra instalar a fonte é só clicar duas vezes no arquivo, vai abrir uma janela e você clica em “Instalar”. Embora eu odeie, estou fazendo esse tutorial com o Photoshop em português porque até agora não descobri como mudo pra inglês, momentos…

Estou fazendo esse tutorial para o padrão de tradução (aqui), mas ele é aplicável pro padrão de notícias (aqui) também, é o mesmo processo.

1 – Abra o Photoshop
2 – No menu superior, procure por “Arquivo”, depois “Abrir…” e selecione o arquivo do padrão, “futuropadrao.psd”.


3 – No menu lateral esquerdo, procure pela função de texto e clique, ou aperte a letra “T” do teclado. Você vai perceber que o cursor muda.


4 – Clique em cima do texto que você quer editar, daí é normal, apagar, escrever e selecionar.


5 – Você pode aumentar ou diminuir o tamanho da fonte no submenu embaixo do superior, lá em cima. Você seleciona a parte que quer e vai alterando o número. (Não esqueça de mudar os créditos na parte de baixo, não que eu duvide da sua capacidade, mas eu esqueço sempre. Red_Velvet_-_Dumb_Dumb.mp3)


6 – Você já fez todas as alterações que precisava, tudo lindo, agora vamos salvar. Volta em “Arquivo”, no menu superior e vai em “Salvar como…” (Por algum motivo muito estranho não consigo tirar print dessa parte, mas você vai achar). Depois, uma nova janela vai ser aberta, você escolhe onde salvar, o nome do arquivo e em “Tipo”, vai estar “Photoshop (*.PSD;*.PDD)” que, a título de curiosidade, é o formato do editável do Photoshop, que nem esse do padrão que você abriu no início. Enfim, você vai clicar nessa parte e um menu vai descer, aí você escolhe “PNG (*.PNG;*.PNS)” e finalmente salva. Yay!


Obs.: Só ensinei o feijão com arroz pra você postar, mas o Photoshop é cheio de funcionalidades (Adobe eu te venero), então nesse print abaixo eu vou deixar explicado o que as opções do menu lateral fazem e também das configurações de texto, que podem te ajudar pra algumas coisas.

1 – Mover, dá pra você arrastar as camadas. Se você achar que o texto tá mais pra lá do que pra cá, por exemplo, clica nela e vai com as setas do teclado colocando na posição que você quer.

2 – Cortar, seleciona a área que você quer é aperta enter. Done.

3 – Conta gotas, serve pra você pegar a cor de uma área, é só clicar na parte que você quiser e a cor daquele pixel vai ser selecionada.

4 – Pincel, pra pintar rann.

5 – Borracha, pra apagar rann.

6 – Balde de tinta, pra pintar uma área grande, seleciona a cor e clica.

7 – A já conhecida ferramenta de texto. Um adendo, se você só clicar no meio da tela ele cria uma linha, sem “delimitações de espaço”, você vai escrevendo e ele vai indo. Pra criar uma caixa de texto você tem que clicar com o mouse na área e ir arrastando pra determinar a área que você quer. Meio complicado de entender assim mas tenta aí que você pega o espírito da coisa.

8 – Criar formas, triâgulo, quadradro, bola, etc.

9 – Zoom. Quando você clicar nele, vai aparecer um menu de opções (na verdade isso acontece com todas as outras ferramentas) embaixo do menu do topo, e você escolhe se quer mais ou menos zoom.

10 – Cores, você pode escolher duas, a que fica na frente é a “principal”. Enfim, é um conceito difícil, só escolhe uma mesmo. Clica que vai aparecer um painel de cores.

1 – Você seleciona a fonte que quer. Inclusive, indico o dafont.com se você quiser encontrar umas fontes topzeira.

2 – Não está disponível pra todas as fontes, mas você escolhe o tipo (fino, médio, grosso, fino itálico, médio negrito, etc)

3 – Tamanho da fonte, como já foi explicado.

4 – Alinhamento, esquerda, centro e direita. Tem outros tipos de alinhamento como justificado ♥ mas isso aí já fica pra outro tutorial.

5 – Cor, clica que abre o mesmo menu do passo 10 do outro print, curiosamente eles não estão necessariamente ligados um ao outro.

É isso, espero que tenha entendido tudo (ou quase). ^^