KYUNGSOOBRASIL.com / Fanbase brasileira dedicada a Doh Kyungsoo

Sinto muito por não te conhecer antes. Escutar a música do D.O. do EXO me fez dizer isso automaticamente. D.O., que lançou seu debut solo 10 anos após seu debut, revelou sua habilidade musical escondida. Ele tem uma voz poderosa, uma vibe sensual, e uma habilidade vocal sólida com todos os elementos. Eu pensava que ele era bom somente expressando seus sentimentos como ator, mas eu penso que ele é um “farsante” que consegue até mesmo cantar bem. 

D.O. lançou seu primeiro álbum solo, “Empathy”, no dia 26. Após o lançamento, a faixa título, “Rose”, entrou no topo da maioria dos charts musicais em tempo real. Estava curiosa sobre o valor do nome “EXO”, então eu escutei D.O. duas vezes e repeti três ou quatro vezes mais. 

Acontece que D.O. é o vocalista principal do EXO. Junto com Baekhyun e Chen, ele está no cargo de vocalista principal e está no comando da introdução da maioria das músicas do EXO. É por isso que os fãs o chamam de “Dyo-Opening”. Isto porque ele usa as vibrações padrão dos artistas da SM Entertainment e métodos de canto poderosos, porém ele coloca grande poder em todas as músicas com um ritmo flexível e uma atrativa voz baixa. Embora não seja uma música solo oficial, ele já mostrou seu potencial como artista solo através das músicas da SM Station: “That’s Okay” e “Tell Me (What is Love) “. Na verdade, para fãs e ouvintes, o lançamento de “Empathy” faz os fãs dizerem “Só agora?” (que seu solo está sendo lançado).

D.O. corajosamente decidiu fazer a música que queria fazer como um solista depois de 10 anos.  Então ele escreveu a letra da faixa título e nomeou o álbum por conta própria. Focado em seus próprios sentimentos, ele almejou trazer um sentido de empatia entre o ouvinte e ele mesmo, assim como o nome do álbum “Empathy”. D.O. explicou “Empathy” como “Como eu senti, eu quero dar boas energias e influências para os outros”. Em outras palavras, o álbum contém uma história que originou de si mesmo mas também considera os outros. A repercussão de D.O. em “Empathy” é cada vez mais profunda, pois a paixão e energia expressadas quando o assunto do orador é claro, é mais forte do que nunca. 

A faixa título, “Rose”, é uma música que reflete a positividade de D.O.. O gênero folk acústico, combinado com o ritmo alegre do violão, tem uma sinestesia aberta com um som sensual e os vocais ricos de D.O.. As letras sustentadas aqui contém preciosos corações apaixonados como uma carta de confissão. Encontrar um florista local/Uma flor que eu quero lhe dar/Não importa o quanto eu pense sobre isso/A única flor que penso é a rosa/Em minha coragem, em meus braços. Baseado em seu amor por outra pessoa, assim como a frase, “Estou indo para você”, ele escreveu honestamente como uma carta sem palavras repetidas. A combinação da voz nítida de D.O. e a letra pura faz os ouvintes sentirem a transição natural.

A faixa b-side, “I’m Fine”, também foi escrita por D.O.. É uma música cicatrizante que expressa que seria bom dizer “olá” para você mesmo toda vez que diz para os outros. Outra música romântica com a participação de Wonstein, “I’m Gonna Love You”; uma música pop acústica com baseamento latino e pensamentos honestos sobre amor, “It’s Love”; “My Love”, uma balada que expressa todos os cenários que você vê como amor quando você anda com um amado; e “Dad”, uma balada sobre um pai e vê-lo depois de se tornar adulto. É um álbum cheio de calor que faz o mundo esquecer as dificuldades mundanas. 

Ironicamente, D.O. confessou que foi difícil projetar a si mesmo na palavra “empatia” no passado. Como é sempre um trabalho que vive nos olhos dos outros, foi necessário coragem para colocar as emoções que originaram dele. Levou por volta de 10 anos para trazer à tona os sentimentos do passado que tiveram de ser escondidos e colocados de lado. Eu imagino quanta coragem seria necessária para um álbum sem profundas mensagens sociais ou expressões primárias, porém as pontas dos dedos de D.O. e as palavras de sua boca são palavras de amor que contém sinceridade. Amor é uma emoção que requer a maior coragem. E o bonito coração de D.O. que ele queria que estendesse além da coragem. Os ouvintes também ficam felizes por saber que ele expressou plenamente a sua voz e já estão esperando pelo próximo projeto. 


Fonte: Ize Magazine (27.07.21)

Tradução em Inglês: in_ksoomissedit; dks_wwunion

Tradução em Português: Kyungsoo Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *