KYUNGSOOBRASIL.com / Fanbase brasileira dedicada a Doh Kyungsoo

Em 2019 em comemoração ao aniversário do nosso príncipe, também conhecido como o ‘marido perfeito’, nós preparamos um pequeno manual dividido em 12 tópicos essenciais, onde você poderá conhecê-lo melhor. 

 

Este post será atualizado regularmente!

 

 

1) A relação de Kyungsoo com os EXO-Ls

2) A relação de Kyungsoo com a Música

3) A relação de Kyungsoo com a Atuação

4) A relação de Kyungsoo com a Dança

5) A relação de Kyungsoo com a Culinária

6) Entre Ídolo e Ator

7) A relação de Kyungsoo com o EXO

8) Mensagem dos membros

9) Mensagem dos Hyungs/Noona

10) O Rei da Organização, Doh Kyungsoo

11) A forma que Kyungsoo se vê

12) Desejos/expectativas de Kyungsoo

 

1) A relação de Kyungsoo com os EXO-Ls 💗 

 

O que significa a existência dos EXO-Ls para você?

Um amigo que sempre irá caminhar comigo pela vida? É isso que eu estive pensando.

(Entrevista de D.O. para o EXO-L Japan Official Book Vol.2 – 2015)

 

I. A forma que Kyungsoo expressa seu amor pelos EXO-Ls:

 

“Dizer “obrigado” é uma maneira de expressar minha afeição por você. Eu sempre digo esta mesma palavra várias vezes, mas hoje, eu quero te contar sobre o enorme significado por trás da palavra “obrigado”. A palavra “obrigado” contém meus sinceros sentimentos e amor pelos EXO-Ls. Tão ilimitado quanto o apoio e amor que os EXO-Ls tem nos dado, nós temos criado um profundo carinho em relação aos EXO-Ls. Como ainda não sou bom em expressar meus sentimentos e fico bastante envergonhado, não consigo dizer “eu te amo”.  Espero que o “obrigado” que sempre digo mostre os verdadeiros sentimentos do meu coração.”

(Photobook ‘The EXO’rDIUM [dot] Live’ 2017)

 

II. Ele quer sempre compartilhar seus gostos e pensamentos com os fãs.

 

“Mesmo que não seja fácil apreciar tudo, você encontrará forças em continuar tentando!”

31/12/17 – Mensagem de D.O. para uma fã que foi ao fansign de ‘Universe’

 

“Kyungsoo disse que escolheu a versão em inglês de ‘For Life’ para sua performance solo porque gosta do significado da letra e como havia cantando no casamento de um precioso amigo (Kim Kibang), ele queria que os EXO-Ls a escutasse também.” 

26/11/17 – The EℓyXiOn em Seul – Dia 2

 

III. Kyungsoo sempre se preocupa com a saúde dos seus preciosos fãs.

 

Kyungsoo: “Quando saí hoje, eu vi o projeto dos fãs. E, olhando de perto, eu vi os fãs chorando… Normalmente, eu não choro, sabe? Mas hoje eu me senti com água nos olhos. Estou tão feliz (em japonês). E após esse show, por favor, vão pra casa e comam uma comida deliciosa. E, por favor, tomem cuidado com o frio. Obrigado (em japonês).” 

08/11/15 – The EXO’luXion em Tóquio

 

Kyungsoo: “Vocês estão felizes hoje? Estou feliz e espero que vocês também, porque o mais importante é que tenhamos o mesmo sentimento aqui. Também, por favor, esperem muito pelo EXO este ano. E, por favor, tomem cuidado com seus corpos porque a saúde é o mais importante.”

03/05/16 – EXO-L JAPAN EXO CHANNEL FANMEETING

 

Kyungsoo: “Por favor, coma boa comida quando chegar em casa, tomem um banho quente e espero possam lembrar de hoje mais tarde, antes de dormir. Dessa forma, eu posso sonhar, eu vou querer sonhar esta noite. Vão em segurança para suas casas!”

28/05/17 – The EXO’rDIUM [dot] em Seul (Dia 2)

 

IV. A razão dele sempre se preocupar com a alimentação dos EXO-Ls:

 

“Eu comecei a acreditar que ter refeições adequadas é muito importante porque é assim que minha mãe criou seus filhos. É por isso que eu tento transmitir o mesmo aos fãs nos shows. Uma parte de mim ama tanto comer que eu vivo por isso”. 

(Entrevista para revista japonesa CREA – Edição Julho/2017)

 

2) A relação de Kyungsoo com a Música  🎤🎶 

 

“Eu gosto de músicas que são acompanhadas por violão ou piano mais do que músicas que usam muitos instrumentos. Como não há muitas sessões, a voz do cantor pode ser ouvida mais claramente. Eu gosto disso, a apresentação acústica. No entanto, se é uma apresentação acústica ou uma apresentação completa, acho que todas são importantes. Para ser sincero, o que é importante é que eu tenho que cantar no palco.” 

(Photobook ‘The EXO’rDIUM [dot] Live’ 2017)

 

I. O sonho de Kyungsoo como músico:

“Acho que, algum dia, haverá um momento onde eu poderei fazer a música que eu quero fazer. Embora eu não saiba quando será, já que eu gosto de música, penso em querer compor e escrever uma música sozinho, e cantar a música que eu fiz. A música também é uma forma de arte. Eu quero transmitir minha própria história um dia. Uma música é algo que você ouve quando está feliz ou triste. Seria uma música com letras e melodias que possam dar consolo. Uma música que é confortável de se ouvir.”

(Entrevista de Kyungsoo para a Allure Korea – Edição Dezembro/2018)

 

Alguma vez você já trabalhou numa música dentro do estúdio do Chanyeol?

D.O.: Eu fiz isso muitas vezes antes, porém ultimamente por eu não ter tempo eu não pude ir ao estúdio…Mas eu realmente gosto disso no estúdio onde eu posso apenas tocar o piano sem nenhum pensamento especial e fazer melodias usando o computador, então eu quero voltar lá de novo. A princípio, a música que eu fiz com Chanyeol é uma música simples com somente uma batida, porém depois muitos elementos foram adicionados nela, eu senti como se a tivéssemos feito bem.

(Entrevista de D.O. e Kai para o EXO-L Japan Official Book Vol.8 – 2018)

 

3) A relação de Kyungsoo com a Atuação 🎬📽 

 

I. O objetivo de Kyungsoo é ser um ator do qual as pessoas possam simpatizar.

“Se for necessário apontar um objetivo, seria tornar-me um ator que você poderia simpatizar. Eu quero ser um ator que possa fazer com que o público sinta uma profunda simpatia pelo personagem que eu interpretei. Eu acho que a parte mais importante na atuação é esse sentimento de conexão, eu me sinto satisfeito se minha atuação puder fazer com que as pessoas se identifiquem e faça com que gostem de assistir ao filme. Para fazer isso acontecer, darei o meu melhor para ser um Doh Kyungsoo que possa ser isso no futuro.”

(Entrevista de Kyungsoo para o Blue Dragon Film Awards Janeiro/2018)

 

II. Ele trabalhará arduamente para quebrar o preconceito contra ídolos-atores.

“É verdade que eu sou um ator cuja origem é um cantor, e assim como agora eu também estou fazendo atividades como um cantor, então claramente esse estigma me seguiria.  Contudo, esse estigma não me abala e eu irei fazer meu melhor para fazer os dois trabalhos perfeitamente. Eu não me preocupo com os comentários, estou somente fazendo meu melhor esforço em silêncio. E mesmo se eu me deparar com comentários ruins, eu irei ser grato que eles deram atenção à atuação de Doh Kyungsoo. [..] Se eu continuar trabalhando arduamente dando meu melhor, naturalmente esse estigma e preconceito desaparecerão.”

(Entrevista de Kyungsoo para o Blue Dragon Film Awards Janeiro/2018)

 

4) A relação de Kyungsoo com a Dança 🕺 

 

“A dança do Roh Kisoo difere muito da dança do EXO. Eu não tenho ganância sobre dançar. Há muitos membros que são melhores em dançar que eu no EXO. Eu não tenho esse desejo de dançar. No entanto, filmar ‘Swing Kids’ me fez perceber que “dançar é algo tão agradável”. Para ser mais preciso, depois de assistir ao filme foi quando eu percebi isso. Era uma cena em que “Modern Love” estava tocando – eu estava sorrindo muito feliz enquanto dançava livremente. Eu me vi dançando alegremente na tela, tão feliz que pensei: “Até eu sou capaz de fazer esse tipo de expressão facial”. Durante as atividades do EXO, eu tive que fazer toda a minha parte da coreografia. Como a coreografia EXO tem partes já selecionadas, nunca tive que expressar minhas emoções enquanto dançava. ‘Swing Kids’ me ensinou a razão pela qual eu danço.”

(Entrevista de Kyungsoo para a Internacional BNT News – 2019)

 

5) A relação de Kyungsoo com a Culinária 👨‍🍳🍜 

 

I. Se Kyungsoo não tivesse se tornado um cantor ou ator, ele seria um chef.

“O que mais gosto além de cantar e atuar é cozinhar. Se eu não tivesse me tornado uma celebridade, teria virado um chef. Eu amo comer, então me sinto feliz cozinhando.”

(Entrevista promocional de “Swing Kids” – Dezembro/2018)

 

6) Entre Ídolo e Ator 🎤🎬 

 

I. O sonho de infância de Kyungsoo sempre foi ser tornar um cantor e ator.

“Eu não contei a ninguém naquela época, mas sonhei ser um cantor ou ator desde a escola primária. Mesmo depois de debutar como cantor, eu continuava esperando ser um ator também. Há apenas uma coisa que eu sempre quis dizer. Que eu não quero decepcionar ninguém, seja como ator ou cantor. Que eu vou continuar trabalhando duro para esse fim.”

(Entrevista de Kyungsoo para a Allure Korea – Dezembro/2016)

 

II. Ele não quer se distinguir entre ídolo e ator.

“Eu não quero distinguir entre o ídolo e o ator. Seja como cantor e como ator, eu quero mostrar minha melhor performance. Eu quero mostrar a imaginação do autor o máximo possível para as pessoas que veem na televisão ou na telona. Como um cantor, eu acho que devo trabalhar duro para aqueles que gostam de mim. Eu sou uma pessoa gananciosa (risos).”

(Entrevista promocional de “Swing Kids” – Dezembro/2018)

 

III. Kyungsoo é grato por ser capaz de se divertir fazendo o que gosta.

 

“Se as atividades com o EXO são como família, a atuação é como um parente. Tem a alegria na energia explosiva de estar no palco por um tempo curto, e tem o prazer em cavar fundo dentro de mim para a atuação. Ser uma estrela nos meus 20 anos é algo a ser realmente grato, mas é muito mais difícil também. Mesmo assim, não tenho arrependimentos. Eu estou tendo a maior diversão que posso agora, cantando e atuando.”

(Entrevista de Kyungsoo para a “Magazine M” – Maio/2016)

 

“Eu sou o mais feliz quando faço as coisas que quero fazer. É por isso que ser capaz de estar no palco como cantor e de atuar como ator, enche meu coração. Só o fato de poder fazer essas duas coisas simultaneamente me deixa muito feliz.”

(Entrevista de Kyungsoo para a Woman’s DongA – Dezembro/2018)

 

IV. Kyungsoo deseja ser reconhecido pelo seu esforço.

“Como membro do EXO, há apenas uma palavra que me deixa muito feliz. “Você fez bem”. O elogio “Você fez bem” faz meu coração vibrar, mais do que um “Você é incrível”. Porque isso significa o reconhecimento da minha habilidade como artista.”

(Photobook ‘The EXO’rDIUM [dot] Live’ 2017)

 

“Embora eu esteja preocupado por não poder satisfazer o público, eu sempre me esforço para ser capaz de satisfazer muitas pessoas. Meu lema é “Se há muito disso, então haverá muito daquilo”, significa que, quando você perder um pouco, você também ganhará um pouco.”

(16/10/17 Conferência de Imprensa de Room No.7)

 

“Seria uma mentira se eu dissesse que não é difícil conciliar ambos, mas estou muito feliz em poder trabalhar. Eu faço bom uso do meu tempo livre para dormir, comer comidas deliciosas e cuidar da minha saúde.”

(Entrevista promocional de “Swing Kids” – Dezembro/2018)

 

“A frase que eu sempre penso é “Se eu ficar estressado, é uma perda apenas para mim”. A tatuagem no pescoço de Taejung, personagem que eu fiz em ‘Room No.7’,  diz: Você não precisa tentar satisfazer/agradar a todos.” Se eu tiver muita ganância ao fazer atividades de ator e cantor, eu acabo deixando de lado um, e se eu ficar estressado por cada pequena coisa toda vez que acontecer, um efeito colateral ainda maior acontece. Então eu tento aproveitar o presente não importa em qual situação eu me depare, e tento manter minha calma toda vez que fico preocupado pensando nessa frase.”

(Entrevista de Kyungsoo para a Woman’s DongA – Dezembro/2018)

 

7) A relação de Kyungsoo com o EXO ❤ 

 

Você já teve o desejo de se concentrar apenas na atuação?

“O desejo cresce, à medida que o peso dos papéis também crescem. Mas o EXO é muito especial para mim. Eu quero fazer bem em ambos. No início, a ocupação era caótica, mas agora meu corpo está um pouco acostumado com isso.” 

(Entrevista de Kyungsoo para a Magazine M – Edição 190/2016)

 

Sobre o EXO ter ido na estreia VIP de “Swing Kids” apoiar o Kyungsoo:

“Na exibição, eles gostaram muito do filme. Todos somos ocupados, então foi difícil para os outros sete membros se reunirem, mas todos vieram para me apoiar. Eu fiquei muito grato. Até no nosso chat em grupo, eles disseram que gostaram do filme e estavam orgulhosos de mim.”

(Entrevista promocional de “Swing Kids” – Dezembro/2018)

 

8) Mensagem dos membros do EXO 💖 

 

Baekhyun: “D.O. é um amigo leal. Ele é um amigo que tem convicção em suas próprias crenças e isso é legal de se ver. No futuro, tanto como agora, eu espero que você viva a sua vida sem perder o foco no seu coração. D.O.-ah, seria ótimo se você pudesse acreditar em si mesmo. Não se importe com o que os outros digam, o que você acredita sempre será a resposta certa.”

(Photobook ‘The EXO’rDIUM [dot] Live’ 2017)

 

Kai: “D.O. hyung você está tão ocupado se preparando para os shows e atuando que você deve estar cansado, mas eu acho que é incrível que mesmo assim você ainda passe tempo com os membros, sempre dando o seu melhor. Eu sempre irei te amar, hyung. Você sabe que eu te amo muito, certo?”

(Photobook ‘The EXO’rDIUM [dot] Live’ 2017)

 

Chanyeol:Eu tenho interesses em comum com o D.O..Nós jogamos jogos juntos. Recentemente nós estivemos jogando golfe juntos, não há nada mais que eu possa esperar dele, ele já é um amigo muito confiável. D.O.-ah, eu espero que possamos sempre permanecer próximos, assim como somos agora.”

(Photobook ‘The EXO’rDIUM [dot] Live’ 2017)

 

Chen: “D.O. é um amigo realmente confiável, nos momentos difíceis eu sempre me sinto melhor depois de ouvir o que ele tem a dizer, sem perceber eu sempre acabo me apoiando nele.”

(Photobook ‘The EXO’rDIUM [dot] Live’ 2017)

 

Xiumin: “É agradável ver que D.O. tem sorrido bastante ultimamente. Ele é um amigo que constantemente se preocupa e pensa muito nos membros. Ele é simples e honesto. Conciliar o EXO com a atuação é bastante exaustivo, mas ele nunca deixa isso transparecer. Mas hey, D.O., se você estiver cansado, apenas diga, está tudo bem. A partir de agora espero que você aprenda a nos mostrar o seu cansaço.”

(Photobook ‘The EXO’rDIUM [dot] Live’ 2017)

 

Sehun:D.O. hyung tem uma personalidade indiferente, mas se você se aproximar dele primeiro, ele lhe estenderá a mão. Me aproximei dele primeiro, e agora ele sempre está por perto. Recentemente, D.O. hyung tem iniciado as brincadeiras comigo.”

(Photobook ‘The EXO’rDIUM [dot] Live’ 2017)

 

Suho: “Hey, D.O., eu sei que você brinca comigo porque você gosta de mim, haha. Eu sempre irei apoiá-lo em sua vida, apoio o seu suor e as suas lágrimas (seu trabalho duro).”

(Photobook ‘The EXO’rDIUM [dot] Live’ 2017)

 

Lay: “Oi, D.O., é o Lay hyung. É ótimo que você tenha ficado mais velho. Você começou tão novo, mas é muito bom te ver crescendo. Cuide-se, coma bem e eu estava um pouco preocupado porque você não falava muito, mas você está se abrindo mais e é ótimo ver isso. Sou grato por poder trabalhar com você por perto. E se você estiver passando por algo.. Você é incrível então ficará bem. Estou torcendo por você.”

(Comeback Showcase de EX’ACT 2016) 

 

Pontos fortes de Kyungsoo de acordo com os membros:

 

Xiumin: “Ele é firme e claro em seu desenvolvimento pessoal. Ele também é incrível em sua sensatez. Ele é todo profissional como o Chen. Entre sua atividade como cantor e ator ano passado, sua agenda deve ter sido tão cansativa quanto a do Lay, mas ele nunca traiu sua exaustão. Foi bom ver ele se aproximar com uma mente profissional de “Isso é o que eu quero fazer”.

(Entrevista para o Photobook “The EXO’luXion” 2016)

 

Lay: “Para D.O., cantar é cantar e atuar é atuar. Ele se esforça muito em tudo e se dá bem nisso. Eu invejo sua versatilidade.”

(Entrevista para o Photobook “The EXO’luXion” 2016)

 

Suho: “D.O. é muito honesto. Tem vezes que me pega de guarda baixa. Talvez seja por isso que elogios vindos dele sejam particularmente bons de se ouvir. Ele é sempre sincero. Mas você sabe como pessoas fazem uma pergunta querendo ouvir uma certa resposta? Você não pode esperar nada dele com isso. Então eu pergunto ao D.O. coisas quando eu quero uma resposta objetiva, já que seus julgamentos são sensatos e justos.”

(Entrevista para o Photobook “The EXO’luXion” 2016)

 

Chen: “D.O. é honesto. Se ele coloca algo em sua mente, ele verá isso até o fim. Essa masculinidade é um mérito para ele.”

(Entrevista para o Photobook “The EXO’luXion” 2016)

 

Baekhyun: “D.O. é tão maduro que às vezes ele parece o mais velho. Ele é cortês e bondoso. Há vezes onde eu vejo ele cuidar da equipe de funcionários, um mérito dele que eu sinto sempre.”

(Entrevista para o Photobook “The EXO’luXion” 2016)

 

Chanyeol: “D.O. é maduro. Ele é quieto. Ele não fala muito, mas ele pode discernir o certo do errado. Resumindo, seus julgamentos são rápidos e planos. Eu acho que ele é uma presença muito necessária no EXO.”

(Entrevista para o Photobook “The EXO’luXion” 2016)

 

Sehun: “De uma forma, D.O. é o único hyung que eu posso contar tudo. Ele escuta todas as minhas preocupações plenamente e dá bons conselhos. E ele é alguém que mantém sua palavra. Quando ele faz uma decisão, ele vai até o fim. Um cara legal.”

(Entrevista para o Photobook “The EXO’luXion” 2016)

 

Kai: “D.O. canta muito bem. Ele tem a minha voz preferida no EXO. Eu acho que sua habilidade emocional é inata. Cantores, dançarinos, pintores – eu penso neles todos como pessoas que fazem uma carreira pela expressão, e ele é incrível nesse quesito. É também a forma que eu mais gostaria de me assemelhar a ele.”

(Entrevista para o Photobook “The EXO’luXion” 2016)

 

9) Mensagem dos hyungs e da noona de Kyungsoo 💖 

 

Parece que o Kyungsoo também é muito popular entre seus hyungs do cenário da atuação. 😂💕

 

Jo Insung: Eu pensei que Doh Kyungsoo fosse minha pessoa, mas parece que ele é do Kim Woobin. Houve um dia em que Woobin enviou uma mensagem de texto para Kyungsoo perguntando: “Doh Kyungsoo, meu amor, onde você está?” e Kyungsoo respondeu imediatamente: “Ah, hyung, eu estou aqui”. Naquele momento, percebi que “Ah, ele não é meu!” 

(13/01/17 – Entrevista promocional do filme “The King”)

 

Jo Jungsuk: “Ele é um irmão único para mim. Embora nós tenhamos nos conhecido através de ‘My Annoying Brother’, ele é muito gentil e educado, um irmão cheio de encantos. Durante a filmagem, eu me apaixonei não só pelo ator Kyungsoo, mas ainda mais por Kyungsoo como pessoa.”
(17/06/17 – Entrevista para ETNEWS)

 

Jo Jungsuk: “Ele sabe como cuidar dos mais velhos, é educado, cavalheiro e muito gentil. Pode-se observar essas qualidades facilmente. Eu meio que entendi como ele tem esse apelido “AlMoKyung”, mas não sou capaz de explicar em palavras. Mas realmente é uma qualidade fatal dele.”

(Entrevista para a Allure Korea – Edição de Dezembro/2016)

 

Park Shin Hye: “Para mim, Doh Kyungsoo-ssi é um ator. E eu acho incrível vê-lo cantando no palco. Ele trabalha muito bem atuando. Durante a filmagem, ele teve várias atividades no exterior. Mesmo estando ocupado com suas atividades, eu vi que ele continuou disposto a imergir nas filmagens o que me fez olhar para eu mesma. Isso me deu um salto de coragem. Ele é uma boa pessoa.”

(25/05/17 – Entrevista para a Revista Marie Claire)

 

10) O Rei da Organização, Doh Kyungsoo.

 

“Eu sou uma pessoa muito organizada. Eu estou sempre colocando os objetos a minha volta em seus devidos lugares. Celular no bolso esquerdo, carteira no direito – coisas assim. Os itens na minha bolsa ou gaveta, também, devem estar sempre posicionados no lado direito. (mostrando seu celular) Os ícones também, eu junto todos em apenas um lugar para organizá-los. Eu não sei por quê faço isso. Eu posso ser sensível por causa da minha mãe cabeleireira ou meu pai artista (pintor).”

(Entrevista de D.O. para a Magazine M – 2016)

 

Qual membro é mais organizado? 

Sehun: D.O.. Ele frequentemente limpa toda a nossa bagunça. É da sua personalidade.

Chanyeol: D.O. organiza seus aplicativos e se preocupa com detalhes.

(Entrevista para a ViVi Magazine – Janeiro/2017)

 

11) A forma que Kyungsoo se vê.

 

“Eu acho que eu tenho uma natureza fundamentalmente feliz e eu realmente gosto de conversar. Seja com os membros, com os nossos managers ou amigos, o momento que eu passo conversando com eles é o meu favorito. Entretanto, eu não sou do tipo que é capaz de alegrar o ambiente com brincadeiras (risos).

(Entrevista de D.O. para a ViVi Magazine (Edição de Agosto/2016)

“Desde que todos têm seu próprio papel no EXO, eu não falo muito já que os outros membros são falantes. Acho que é por isso que passo a imagem de ser quieto e calmo na maioria do tempo, mas quando estou com pessoas das quais sou próximo, também sou barulhento e brincalhão.”

(Entrevista de Kyungsoo para a Cine21 – Edição 1183/2018)

 

12) Desejos/expectativas de Kyungsoo 👨‍🌾🌱

 

I. Kyungsoo deseja ser parte do EXO e atuar pelo resto de sua vida.

“Eu gostaria de fazer todas as coisas possíveis como cantor e ator. Eu amo cantar e também atuar, desde que ainda consiga, farei isso pelo resto da minha vida.”

(Entrevista promocional de “Swing Kids” – Dezembro/2018)

 

“Primeiro, eu não tenho nenhuma ganância em fazer um filme com certo espectro. Seja o tipo do projeto ou os personagens, eu quero fazer um personagem que se encaixe bem comigo, não importa o gênero de filme que seja. Meu objetivo é ser D.O. do EXO no palco, e ser o meu personagem no filme.”

(Entrevista promocional de “Swing Kids” – Dezembro/2018)

 

II. Kyungsoo deseja ter uma vida simples e saudável quando for mais velho.

“Quero ser capaz de cozinhar os legumes que eu mesmo plantei e viver saudavelmente em uma pequena e tranquila casa. Eu não sei quando eu vou ser capaz de fazer isso, mas eu quero viver assim em meus trinta ou quarenta e tantos anos.”

(Entrevista de Kyungsoo para a Cine21 – Edição 1186 Janeiro/2019)

 

Confira também o pequeno manual sobre o Kyungsoo em nosso perfil no Twitter!

 


❣ Todas as informações aqui contidas foram organizadas e traduzidas pela equipe da @KyungsooBR. Não retire sem os devidos créditos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *