KYUNGSOOBRASIL.com / Fanbase brasileira dedicada a Doh Kyungsoo

SCAN_20160728_234912643

  • POR TRÁS DO SHOW

Você é do tipo que fica nervoso antes de subir ao palco?
Quase nunca. Eu fico nervoso quando tenho que subir ao palco sozinho. Eu me sinto seguro por estar com os outros membros do EXO, mas eu ficaria nervoso em apresentações solos. Como eu não ficaria nervoso, sem os membros do EXO perto de mim, cuidando de mim?

O que você faz na sala de espera para se preparar para as performances?
Eu aqueço o meu corpo e a minha voz também. E eu como. Haha.

Você teve shows e filmou para “Pure Love” (Unforgettable) simultaneamente. Foi difícil fazer a troca entre estar no set e subir ao palco?
Eu não senti que a atuação fez os shows se tornarem mais difíceis. Nós preparamos e praticamos para os concertos, e com 44 shows, a repetição ajuda minha confiança. Quanto mais nós temos, mais familiar eles se tornam, então subir ao palco não é um fardo. Por outro lado, atuar honestamente não foi fácil com os shows. Toda gravação que temos para um filme é diferente. Foi difícil me preparar novamente para cada cena entre cada concerto.

Atuar foi útil para estar no palco?
Foi muito útil. Eu acho que enriqueceu minhas emoções, gestos, habilidade para me expressar.

Você tem muito interesse no gourmet. Nós estamos curiosos sobre as comidas que você gosta de diferentes países.
Eu praticamente me mantenho à comida coreana na Coréia. Comida caseira como cheonggukjang, ceon. Com comida japonesa, eu gosto de comida caseira como nukazuke, ochazuke. Ramen ou sushi é gostoso também, mas eu acho que comida caseira é mais gostosa. Com comida chinesa, eu gosto de huo guo e porco apimentado stir-fry. Eu não sei muito sobre a comida tailandesa ainda, mas som dam é realmente delicioso.

Você se sente estranho ao ser chamado de fofo? Qual elogio você mais gosta?
Fofo não é relativo? As pessoas que eu sou próximo não costumam me chamar de fofo. Eu acho que é por isso que eu me sinto esquisito. Eu gosto de ouvir “bom trabalho”. É também relativo, mas parece como reconhecimento para mim. Eu me sinto muito feliz quando me dizem “bom trabalho”.

Acho que nós sentimos novamente as forças de cada membro com Exo’luXion. Quais são as forças de cada membro do EXO que você inveja?

Xiumin hyung sempre mantém a compostura. Não é fácil ser sempre imutável, mas ele é constante. Ele dá o sentimento de uma árvore de raízes profundas? A maior força do Suho hyung é o seu caráter moral. Ele é muito bom. Ele é um hyung tão bom que isso pode o tornar bobo. Eu acho que a força do Lay hyung é a sua paixão. Ele é dotado musicalmente, mas ele realmente dá o seu melhor cantando e dançando. É muito bom ver como ele sempre trabalha duro. Baekhyun, ele tem uma boa personalidade. Ele sempre envia energia positiva para as pessoas à sua volta. Essa energia é o que mantém o EXO como um time. Às vezes eu sinto que ele protege o núcleo do EXO. Chen é profundamente atencioso com os outros. É realmente bom ver ele cuidar das pessoas que ele se importa. Chanyeol é sempre brilhante. Sua transbordante energia dá força as pessoas. É uma coisa que eu invejo muito sobre ele. Kai é chamado de frio, mas se você o conhece melhor, ele é um amigo carinhoso. Mas seu carisma no palco é realmente o melhor. Ele é um membro de pensamentos profundos que estima o EXO e seus membros. Sehun é, ah… aquele palhaço tem uma poderosa habilidade de se concentrar. Usualmente age fofo como o mais novo, mas quando ele começa nos concertos ou promoções, ele mostra uma grande concentração. Todos os membros do EXO buscam mostrar stages completos, mas Sehun tem muita ambição.

SCAN_20160728_234247338

  • NO SHOW

Por favor, nos diga seus pensamentos sobre o Exo’luXion.
Foi uma tour de 44 shows que durou mais de um ano, mas após acabar, eu tive o pensamento de que poderia ter feito melhor. Na duração de um ano, eu quis mostrar novos lados de nós mesmo. Mas nós podemos fazer isso com nossos próximos concertos! Nós planejamos trabalhar firmemente para mostrar eu’s novos, mais legais, para irmos sem arrependimentos.

Uma tour de 44 shows não é algo fácil. Qual aspecto de si mesmo você sentiu amadurecer durante essa longa tour?
Se a prioridade nos primeiros concertos era de mostrar o lado legal do EXO por nossas performances, então nós tivemos muitos stages nesses concertos com a prioridade de interagir com a audiência. Seja na seção EDM onde nós pudemos pular todos juntos, ou quando preparamos doces para compartilhar com a audiência, nós tivemos muitas performances estruturadas com a intenção de se divertir com todo mundo. Talvez esse seja o porquê de nós termos crescido nesse aspecto. Para ser sincero, eu estava um pouco tímido sobre olhar para as pessoas nos olhos durante o The Lost Planet, mas isso se tornou muito mais fácil com o Exo’luXion. Eu acho que aprendi sobre a beleza de olhar para a audiência nos olhos e apreciar junto a música.

Como um artista, isso parece simultaneamente fácil e difícil se comunicar com o público, qual tipo de saber-como você precisa?
Eu não acho que posso dizer que você precisa de um saber-como. Eu aprendi que, se eu sinceramente aprecio estar no palco, então isso torna possível para o público também. Nós nos comunicamos pelo o que nós sentimos sinceramente.

Você esteve junto no palco como vocalista com Suho, Baekhyun e Chen para “Baby, Don’t Cry”, “My Answer”, e “Miracles In December”. Como foram esses stages?
O diretor Shim Jaewon criou esses stages separados para os vocalistas e dançarinos para exibir nossas forças. O diretor me disse que minha voz e expressão eram boas e me deu um lugar no stage de vocal. Foi um elogio muito grande, como vocalista.

O que você acha que Chen, Baekhyun e Suho tem como vocais?
Suho hyung tem um baixo tom muito atrativo. Eu posso dizer que ele apoia e estabiliza a música? Chen tem notas altas estáveis. Eu acho que ele tem as maiores forças que um vocalista pode ter. Seu estilo de cantar é limpo. Baekhyun tem uma boa habilidade emocional. Ele tem um estilo muito diferente de mim. Eu prefiro ser apoio como Suho hyung. Eu acho que é por isso que eu ganho a maior parte em baixo tom nas músicas do EXO.

Quando você dá seus agradecimentos no palco, você geralmente usa a palavra “satisfeito”. Tem alguma razão?
De uma forma, “satisfeito” é uma palavra muito difícil e assustadora. Eu sempre trabalho para trazer satisfação para o público que assiste. Talvez seja por isso que eu uso essa palavra mais do que eu percebo. Mesmo se eu não corresponder às expectativas, pelo menos eu não me sentirei culpado ou arrependido se eu dei o meu melhor. Eu pratico muito e dou tudo de mim no palco com esse pensamento.

No final do concerto, você disse “nós ainda temos muitas coisas para mostrar”. O que isso significa?
Todos os membros do EXO são variados e distintos em suas cores, mas há mais coisas que nós temos para mostrar. Tem ainda mais que eu quero mostrar pessoalmente também. Como EXO continua a se desenvolver, e se nós pensarmos nisso como evolução, então o número de coisas que nós podemos e queremos mostrar provavelmente vai crescer também. É por isso que eu disse, “nós ainda temos muitas coisas para mostrar”.

Quais novos aspectos você espera mostrar no palco?
Um stage onde a dance line do EXO mostre seus vocais e um onde a vocal line dance não seria interessante? Eu gostaria de ter uma performance de dança algum dia. Nenhum membro do EXO odeia dançar. Eu posso ser um vocalista, mas eu gosto de dançar também. Eu não tentei nada como um stage apenas de dança ainda porque eu não corresponderia às expectativas, mas eu penso em algum dia.

No primeiro show de Seul, durante a menção, todos os membros mostraram suas piscadelas menos você. Você é tímido sobre piscar, ou você não consegue?
Eu não pisquei? Eu consigo piscar bem, mas eu não acho que pareço legal fazendo isso. É por isso que eu não fiz. Mas eu fui provocado por causa disso, como se eu não conseguisse. Por favor, saiba que eu consigo piscar. De verdade. Mas eu não quero mostrar isso ainda.

No show em Seul, Lay tentou exibir seu abdômen. Quando você percebeu, muitos fãs viram pelos seus punhos que você estava pronto para brigar. Você estava ciente da sua reação?
A razão por eu ter fechado a mão em punho foi provavelmente para para segurar a minha camisa, para impedir que ela fosse levantada. Eu não estou preparado para mostrar o meu corpo no palco. Mas tem algo que eu estou curioso. Alguém da audiência realmente ficaria satisfeito em me ver sem camisa? Se, por acaso… é porque eles gostam de músculos, eu não estou preparado para estar sem camisa ainda. Eu teria que me preparar mais para isso.

No show em Macau, Sehun posicionou Chen e você para se beijarem, mas você se cobriu com a mão. Você sinceramente sentiu que estava em perigo?
Se eu não tivesse bloqueado, nossos lábios teriam se tocado. O rosto do Chen estava se aproximando, então eu cobri minha boca. Para ser sincero, não foi surpreendente. Foi autodefesa, porque eu sabia que Sehun seria insistente em brincar conosco.

Qual foi seu stage preferido nesses concertos?
A seção EDM. Foi a primeira desse tipo para mim. Foi minha primeira vez correndo e brincando no palco, interagindo com a audiência, e foi muito divertido.

Na seção EDM, vocês ficam pulando por aproximadamente 18 minutos. Isso não é fisicamente cansativo?
Foi cansativo, mas a diversão que eu estava tendo era muito maior. Me deu muita alegria.

Quando você é mais grato aos fãs quando está no palco?
Eu estou sempre grato. Tudo te toca quando está no palco. Eu sou tão grato que eles tenham até viajado para ver o EXO. Eu sou grato pela audiência pelo seu entusiasmo, e é bom de ver. Eu sou grato só pelo fato de que eles ficaram conosco até o final do show. Eu me sinto grato por todo momento que passamos juntos.

  • MENÇÕES

A equipe de gestão:
Hey, D.O., atuar e realizar shows lado a lado deve ter sido difícil para o teu corpo, mas você nunca disse isso e silenciosamente continuou a fazer ótimos shows. Ver isso nos fez muito orgulhosos de você. Esperamos que você só continue a crescer como um membro admirável do EXO, e como uma admirável pessoa.

A equipe dos shows:
D.O. é um artista que completa 100% o que é lhe dado, seja uma música ou coreografia. Além disso, ele tem muitas boas maneiras. Ele não é muito expressivo, o que talvez seja o porquê dos membros do EXO gostarem de provocar tanto ele, e porquê a audiência fica tão feliz de ver ele sorrir.

A equipe de cabeleireiros:
Nós vamos com um estilo de cabelo natural que parece casual mesmo se ele suar muito por causa das performances. Ele seca seu cabelo com um secador, e nós temos que abaixar o volume do seu cabelo lateral com o calor do secador e pressionando para baixo. Seu cabelo era curto em boa parte da tour, e nós tentamos conseguir uma variedade com isso.

A equipe de maquiagem:
Nós tentamos preservar as linhas do rosto do D.O. e suas sobrancelhas como elas são, e manter a maquiagem limpa, para enfatizar seus traços masculinos suaves.

Diretor Kwon:
O que eu senti toda vez que eu me encontrei com ele para uma gravação foi que ele é muito digno. E seu olhar é como nenhum outro, como se ele focasse inteiramente no outro.

Shim Jaewon:
Eu tentei colocar D.O. e Baekhyun juntos (para Playboy) como os dois membros com um brilho. D.O. não se exibe muito, mas quando ele faz, ele é realmente algo. Ele também é o membro sempre preparado para uma performance ou uma música. Eu deveria dizer que ele performa com a próxima (performance) da setlist na mente?

  • Pontos fortes de D.O. de acordo com os membros:

Xiumin: Eu quero dicas do D.O. sobre sua resolução e honesta personalidade. Ele é firme e claro em seu desenvolvimento pessoal. Ele também é incrível em sua sensatez. Ele é todo profissional como o Chen. Entre sua atividade como cantor e ator ano passado, sua agenda deve ter sido tão cansativa quanto a do Lay, mas ele nunca traiu sua exaustão. Foi bom ver ele aproximar com uma mente profissional de “isso é o que eu quero fazer”.
Suho: D.O. é muito honesto. Tem vezes que me pega de guarda baixa. Talvez seja por isso que elogios vindos dele sejam particularmente bons de ouvir. Ele é sempre sincero. Mas você sabe como pessoas fazem uma pergunta querendo ouvir uma certa resposta? Você não pode esperar nada dele com isso. Então eu pergunto ao D.O. coisas quando eu quero uma resposta objetiva, já que seus julgamentos são sensatos e justos.
Lay: Para D.O., cantar é cantar e atuar é atuar. Ele se esforça muito em tudo e se dá bem nisso. Eu invejo sua versatilidade.
Chen: D.O. é honesto. Se ele coloca algo em sua mente, ele verá isso até o fim. Essa masculinidade é um mérito para ele.
Baekhyun: D.O. é tão maduro que às vezes ele parece o mais velho. Ele é cortês e bondoso. Há vezes onde eu vejo ele cuidar da equipe de funcionários, um mérito dele que eu sinto sempre.
Chanyeol: D.O. é maduro. Ele é quieto. Ele não fala muito, mas ele pode discernir o certo do errado. Resumindo, seus julgamentos são rápidos e planos. Eu acho que ele é uma presença muito necessária para o EXO.
Kai: D.O. canta muito bem. Ele tem a minha voz preferida no EXO. Eu acho que sua habilidade emocional é inata. Cantores, dançarinos, pintores – eu penso neles todos como pessoas que fazem uma carreira pela expressão, e ele é incrível nesse quesito. É também a forma que eu mais gostaria de me assemelhar a ele.
Sehun: De uma forma, D.O. é o único hyung que eu posso contar tudo. Ele escuta todas as minhas preocupações plenamente e dá bons conselhos. E ele é alguém que mantém sua palavra. Quando ele faz uma decisão, ele vai até o fim. Um cara legal.

AGRADECIMENTOS DE D.O.

Através dos shows, eu senti uma conexão corporal com a audiência. Dizem que amantes de longo tempo só precisam fazer contato visual para conhecer a mente um do outro. Enquanto eu olhava para os olhos da audiência no palco, eu realmente pensei que nós estávamos sentindo a mesma coisa que o outro. Todo mundo, por favor continuem cuidando de nós. Eu digo isso do fundo do meu coração. Eu quero pedir seu contínuo interesse e amor, e expressar que eu me esforçarei mais para conhece-los nesse caminho. Para todos os fãs que amam o EXO, seu calor é recebido de coração aberto, e eu espero responde-los com uma energia feliz. Pessoal, por favor continuem cuidando de nós!

SCAN_20160728_234120368

SCAN_20160728_235809362 SCAN_20160728_234810571 SCAN_20160728_234653070 SCAN_20160728_234600233 SCAN_20160728_234355620 (1) SCAN_20160728_234024224 SCAN_20160728_212751966 SCAN_20160728_212708432


Scans: IronKyoong56
Tradução em Inglês: FYDK-TRANSLATIONS
Tradução em Português: D.O. Brasil

Uma resposta para “[TRADUÇÃO] 28.07.16 – Entrevista completa de D.O. para o Photobook “The EXO’luXion””

  1. […] Kyungsoo disse numa entrevista (para o Photobook EXO’luXion) que gosta muito de comida caseira coreana: “Eu praticamente me mantenho à comida coreana na […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *